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No nosso caso, ter um blog não é só postar uma matéria qualquer. Nós da equipe Prosystem postamos matérias realmente relevantes
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Pesquisas indicam que uma a cada quatro empresas criadas no Brasil acaba fechando as portas antes de completar dois anos de funcionamento. Por que será que isso acontece? A verdade é que muitos desses negócios sucumbem por não investirem em uma estrutura contábil e fiscal robusta.
A administração fiscal, também conhecida como gestão tributária, é um conjunto de práticas, técnicas e saberes relacionados às obrigações tributárias a que as empresas estão submetidas.
Ela é importante porque alinha a postura da organização com as leis e regulamentos vigentes, evitando que a companhia seja autuada pela fiscalização tributária e tenha de arcar com pesadas multas.
Outra grande vantagem de ficar por dentro da administração fiscal é organizar os documentos e as finanças do negócio.
“O sucesso é feito de 1% de inspiração e 99% de transpiração”. – Thomas Edison
Diferente de outras carreiras, para o empreendedorismo, inspiração não deve ser apenas 1% — deve ser tudo. Quer saber o porquê? Continue lendo este post e explicaremos:
É claro que, para tirar qualquer sonho do papel, a ação é fundamental, mas você já se perguntou de onde vêm essas boas ideias?
Alguns negócios trazem soluções e produtos tão simples que é difícil não se perguntar “como eu não pensei nisso antes?”. Muitas pessoas acreditam que os empreendedores que chegam ao sucesso possuem uma espécie de dom e esse é um erro que as leva a ficarem estagnadas, sem conseguir pensar em algo inovador ou levar os negócios que já possuem a um novo patamar.
Por exemplo, quem seria capaz de imaginar que poderíamos nos comunicar com qualquer pessoa no mundo, sem a necessidade de sair de casa? Por isso, diferente do que Thomas Edison nos disse, inspiração é tão importante quanto transpiração. Sem a primeira, as ideias não nascem e revoluções não são geradas.
O princípio da entidade reconhece o patrimônio como objeto na contabilidade, sendo assim, o patrimônio particular não se mistura com os bens da empresa.
Portanto, esse princípio preza pela diferenciação dos patrimônios de sócios ou proprietários e da entidade.
O princípio da continuidade pressupõe que a empresa manterá suas atividades em operação por tempo indefinido.
Assim, é preciso considerar, classificar e avaliar as mudanças patrimoniais, quantitativas e qualitativas.
O princípio da oportunidade refere-se à tempestividade e integridade, determinando que a contabilidade da empresa deve sempre dar informações integras e verdadeiras.
Assim, toda e qualquer informação da própria empresa, não perderá relevância e veracidade.
O princípio da competência determina que receitas e despesas devem ser incluídas nos registros da empresa, no período que ocorreram, independente de pagamento ou recebimento.
O que muitos não entendem é que existe uma diferença entre trabalhar muito e ser produtivo no trabalho. Estender sua jornada até altas horas todos os dias e passar os finas de semana na empresa não vai aumentar sua produtividade.
Pelo contrário, só vai aumentar sua carga de trabalho e, com certeza, te deixar estressado e cansado, o que só pode te trazer confusão mental, ineficiência, tomadas de decisões erradas, desatenção e dificuldade de memorizar as coisas, cometendo muitos erros.
Todos nós temos muitas coisas para fazer no trabalho. No entanto, nem sempre conseguimos realizar tudo o que havíamos planejado. Isso acontece por muitas razões. E, às vezes, a culpa é nossa – ao perdermos tempo com coisas inúteis ou trabalhando em tarefas nem tão essenciais ainda.
Para ser mais produtivo é preciso alcançar seus resultados com o mínimo de recursos possível. Fazer mais com menos.
A Prosystem separou algumas dicas para que você consiga ser produtivo no trabalho. Veja só:
Ter itens demais na sua lista pode fazer com que se perca e não consiga concluir todos eles. Separe, em média, cerca de 3 a 5 itens principais e coloque todo seu esforço neles.
Mude o hábito de fazer listas tradicionais e lineares. Por que não fazer um círculo grande no meio, colocar a coisa mais importante do dia a ser feita nele, e ao redor deste círculo maior, colocar círculos menores com as coisas menos importantes a serem feitas?
Agora que sua lista de tarefas está pronta, se desafie fazer todas as suas tarefas em menos tempo. Selecione um horário, por exemplo às 12:00 horas, para terminar todas as suas tarefas.
Você é um ser humano e não uma máquina. Se você anda se sentindo cansado ou improdutivo, tire um tempinho durante a semana para dar um passeio, caminhar, procure mudar o lugar onde você está sentado no trabalho. É preciso acreditar em si mesmo e no grande retorno que terá após tirar um tempinho para relaxar.
Quanto mais experiências você tiver e mais conhecimento você buscar, melhores serão seus raciocínios e sua criatividade para a resolução de problemas futuros.
A margem bruta mede a rentabilidade do seu negócio, ou seja, qual a porcentagem de lucro que você ganha com cada venda. Por exemplo, se você vende seus produtos a R$40 mas gasta R$20 para colocá-los nas lojas, você está ganhando apenas R$20.
É interessante analisar sua margem pois você pode descobrir que determinado produto tem uma margem bruta muito menor do que outro, então talvez seja melhor rever sua estratégia. Agora, não significa que você deve priorizar, necessariamente, produtos com a margem mais alta. Isso é relativo dependendo da sua estratégia.
Margem Bruta = (Lucro Bruto / Vendas Líquidas) x 100
Lucro Bruto = lucro obtido após retirar das vendas o custo das mercadorias e serviços prestados.
Vendas Líquidas = representa as vendas da empresa após retirar as devoluções, os impostos incidentes sobre vendas, os abatimentos e outras deduções.
Considere que uma empresa de ecommerce tem uma receita bruta de R$ 20.000,00.
Para executar essas vendas, é preciso descontar os custos diretamente envolvidos como R$ 5.000 de matéria prima, R$ 5.000 de frete e R$ 4.000,00 de armazenamento. Então, o lucro bruto seria R$6.000,00.
Então, assumindo o mesmo exemplo acima, teríamos:
R$6.000 (lucro bruto) /R$20.000 (vendas líquidas) x 100 = 30% de margem bruta.
É o documento utilizado para a prática de qualquer ato perante o CNPJ. Os contribuintes que usarem certificação digital ou senha fornecida pelos órgãos conveniados utilizarão, em lugar do DBE, o Protocolo de Transmissão.
O DBE ou o Protocolo ficará disponível para impressão na página da Secretaria da Receita Federal do Brasil na Internet (www.receita.fazenda.gov.br), na opção Empresa/Cadastro CNPJ “Acompanhamento da solicitação CNPJ via Internet (Situação do Pedido).
Observações:
a) Nos casos de inscrição de matriz, indicação, substituição ou exclusão de preposto, o DBE deverá ser assinado pelo representante da pessoa jurídica ou seu procurador;
b) No caso de alteração de representante (evento 202), o DBE deverá ser assinado pelo novo representante da pessoa jurídica, seu procurador ou por mandatário indicado por procuração eletrônica;
c) No caso de renúncia do preposto (evento 240), o DBE deverá ser assinado pelo preposto;
d) Podem coexistir para uma mesma pessoa jurídica as figuras de preposto e de procurador, sendo mantidos os seus respectivos poderes. O instrumento de procuração poderá ser público ou particular;
e) Em casos de utilização do convênio com a Junta Comercial do Estado de jurisdição do contribuinte é dispensado o reconhecimento da assinatura no DBE;
f) Também é dispensado o reconhecimento de firma para órgãos públicos.
g) No caso de inscrição de Microempreendedor Individual, não será gerado DBE.
O quadro 06 do DBE destina-se ao cartório que reconhecer a firma da assinatura aposta no quadro 05.
Nos casos de eventos isolados dos grupos 600 e/ou 800, combinados com os eventos 214 e 218, o sistema não emitira DBE. O deferimento ou indeferimento será automático pelo Estado e/ou Município conveniado ao Cadastro Sincronizado.
Observação: A partir da implantação da versão 3.5 do CNPJ, será apresentada no corpo do DBE a informação de qual órgão irá fazer a análise e deferimento do DBE.