Ticket médio
O ticket médio diz respeito aos clientes e é especialmente importante para entender tanto o desempenho do negócio quanto o próprio comportamento dos clientes. Basicamente, ele corresponde ao valor médio gasto pelos clientes dentro de terminado período de tempo.
O cálculo pode ser feito tanto de maneira individual quanto coletiva, da seguinte forma:
ticket médio = faturamento bruto / número de vendas
Portanto, um cliente que comprou R$ 150,00 em um mês, R$ 220,00 no segundo e R$ 230,00 no terceiro mês, por exemplo, teve um gasto total de R$ 600,00 no trimestre. Assim, o seu ticket médio é dado por R$ 200,00.
Já para o cálculo de maneira coletiva, basta pensar em um negócio que teve faturamento bruto de R$ 200.000,00 e cerca de 500 vendas. Com isso, o ticket médio por cliente é de R$ 400,00.
O acompanhamento desse indicador é importante porque, para aumentar o faturamento do negócio, é possível aumentar tanto o número de vendas quanto o ticket médio — ou seja, fazer as pessoas gastarem mais.
E o nível desse indicador será bom ou ruim dependendo do negócio. Se o ticket médio é de R$ 400,00 e os produtos custam em média R$ 300,00, há um indício de que os clientes estão fazendo compras menores ou não estão retornando. Já se os produtos custam cerca de R$ 100, esse mesmo ticket médio indica uma estratégia de sucesso.
Enfim, como vimos, os indicadores financeiros que permitem acompanhar a saúde da empresa incluem o faturamento bruto, a lucratividade, a margem de contribuição, a liquidez corrente e o ticket médio. Portanto, com uma análise adequada deles, com certeza, o negócio é favorecido — assim como o seu sucesso!
E aí, como você tem acompanhado a saúde financeira do seu negócio? Agora que já entende melhor os indicadores financeiros, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba diretamente todos os nossos conteúdos de maneira gratuita!
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