Como posso usar business intelligence no atacado distribuidor?
Basicamente podemos afirmar que com o mundo dos negócios mais dinâmico e com empresas cada vez mais flexíveis às regras do mercado, ter conhecimento e poder de ação frente a cenários que impactam a operação é essencial. Com isso, evita-se que eles evoluam a situações mais difíceis de administrar.
Desta forma, é necessário seguir passos básicos que as soluções de inteligência de negócios podem automatizar:
1- Análises de dados
É muito importante que os atacados distribuidores tenham análises específicas. Elas precisam demonstrar, por meio de indicadores reais, a situação do da operação, contemplando todos os departamentos.
Em outras palavras, indicadores de desempenho sinalizam onde os gestores devem agir e implementar mudanças, corrigir falhas ou potencializar efeitos.
Nesse contexto, uma boa solução de BI pode ajudar, pois além de flexibilidade para montar as análises de acordo com suas necessidades, é possível criar recursos visuais que permitam a identificação mais fácil de pontos de atenção.
2- Reduzir tempo de ações
Em segundo lugar, cabe lembrar a importância de ter times certos para analisar e utilizar as informações corretas em cada caso. Um dos motivos para que os processos de análises de dados falhem em um negócio está justamente relacionado a isso.
As análises precisam ser online, preferencialmente em tempo real, e com o mínimo de delay possível para que os gestores tenham condição de atuar em tempo hábil onde for necessário.
Se o tempo para disponibilizar as informações for alto, em caso de recursos não modernos, as decisões se tornarão consequentemente menos efetivas.
3- Intercâmbio de informações
Por fim, um atacadista distribuidor precisa que seus colaboradores estejam todos engajados em criar um ambiente com foco em atuar nas exceções que surjam. Dessa forma, não só o gestor se torna agente responsável por utilizar informação para maior competitividade.
Uma ferramenta de inteligente pode servir de apoio para que as equipes executem seus trabalhos enviando alertas e relatórios por e-mail aos setores, promovendo sempre uma gestão proativa e proporcionando mobilidade ao negócio, para que as análises corretas cheguem sempre a tempo nos lugares a que precisa chegar. Tudo isso também ajuda a fazer melhor gestão de recursos para até mesmo diminuir custos operacionais.
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