Entenda os principais desafios para a Gestão de atacadistas
Existem vários complicadores no mercado de atacados. Separadamente podem parecer apenas empecilhos, mas em conjunto representam um grande problema para o negócio, caso não seja feita uma gestão satisfatória.
Por isso, é sempre importante entender os atuais desafios da gestão, observar a qual deles você já respondeu e aqueles aos quais é preciso atentar. Veja mais detalhes nos próximos tópicos:
Os impactos da crise no varejo
A crise pela qual o Brasil passou — e ainda está passando — nos últimos anos, reduziu a quantidade de vendas diárias do varejo. Como consequência, o mercado de atacados teve uma redução considerável no número de pedidos mensais.
Ao mesmo tempo, foi observado um aumento do ticket médio do varejo total. Isso significa que os consumidores estão indo menos vezes aos pontos de venda, mas, quando vão, consomem uma maior quantidade, exigindo também uma mudança no ritmo de entregas do atacado.
A logística de transporte
Em consequência da já citada crise, a logística do transporte de mercadorias precisa ser alterada. Podemos apontar nesse sentido que serão feitas menos movimentações por mês, mas com um volume maior de itens em cada viagem.
Assim, além de as rotas precisarem ser bem estipuladas é preciso atentar para o volume que é transportado, tomando os devidos cuidados com a legislação. É igualmente importante garantir que as viagens sejam lucrativas, evitando gastos desnecessários com a carga.
O controle de estoques
Um dos grandes problemas no atacado, atualmente, é o controle de estoques. Em outras palavras, empresas que optam por fazer a gestão manualmente podem ter prejuízo por terem dados insuficientes, ou dificuldade de rastrear os itens no meio de tantos outros.
Assim, encontrar um bom sistema de gestão é uma das saídas para esse problema. Entretanto, isso envolve um segundo problema: qual sistema poderia suprir a demanda da empresa sem ocasionar perdas?
A mudança das demandas
Sem dúvida o modelo clássico de atacado está entrando em declínio. Inclusive, é possível observar isso por meio da atual moda da criação de atacarejos, uma mescla entre o contingente de mercadorias e preços do atacado sendo adotada no formato de varejo.
Outra tendência que mostra a queda do modelo de negócio tradicional do atacado é a presença da demanda por atendimento online. Mesmo quando se trata de um mercado B2B, essa mudança tem se feito cada vez mais presente, representando um grande desafio à gestão.
A gestão eficiente
Um desafio constante à gestão de atacados é a própria gestão. Afinal, estabelecer metas, ter controle sobre processos e conseguir colher e analisar os dados do negócio é uma tarefa absolutamente árdua.
Com grandes estoques, muitos setores e um número elevado de colaboradores, a gestão do atacado carece de vários processos para funcionar. Ao mesmo tempo, alguns processos podem reduzir o lucro da empresa, sendo totalmente desnecessários e descartáveis.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!