Folha de Pagamento
A Folha de Pagamento é um dos principais motivos de dor de cabeça e a principal despesa da grande maioria das empresas. Muitos empresários têm dificuldade em gerenciar, organizar e realizar o controle desta área de sua empresa. É de extrema importância que os empreendedores deem a devida atenção para a Folha de Pagamento.
Para auxiliar os gestores e garantir que eles não tenham dor de cabeça com o pagamento de funcionários, a Prosystem separou este artigo para você! Confira:
Entenda a Folha de Pagamento
A Folha de Pagamento é a lista com soma dos valores de remuneração paga aos funcionários da empresa mensalmente. Tal documento tem a função de transformar as informações trabalhistas em dados contábeis. Por se tratar normalmente da maior receita de todos os empreendimentos tal área merece devida atenção dos empreendimentos. Além disto os gestores precisam estar por dentro das leis trabalhistas e regras a serem seguidas. O não planejamento da Folha de Pagamento causa diversos problemas nos negócios, pois, pode levar muitas vezes ao endividamento ou até mesmo falência.
Invista em conhecimento e organização da Folha de Pagamento e fuja de dores de cabeça.
Veja dicas importantes para que o pagamento dos funcionários não seja um problema na sua empresa:
1 – Classifique o funcionário por categorias, como: comércio, indústria ou serviços
Ao classificar o funcionário por categorias isto possibilita a organização dos salários e pagamentos do funcionário.
Isto deve ser realizado, pois, cada categoria possui particularidades como piso salarial e algumas especificações para a remuneração.
2 – Levante os dados de frequências, como faltas, horas extras e afastamentos
Todos estes dados relacionados à folha de ponto do funcionário impacta diretamente no pagamento do mesmo.
Por exemplo, se um funcionário faltar e não justificar a falta pode ser realizado o desconto do dia faltado no valor do salário.
3 – Analise os descontos e impostos que rescindem sobre a Folha
Tenha cuidado e atenção com os descontos possíveis na folha de pagamento e impostos que recaem sobre a mesma.
Realize o cálculo com cuidado e fique atento à todas as informações sobre o que pode e o que não pode ser descontado.
4 – Automatize a organização da Folha de Pagamento
Busque um sistema de gerenciamento da folha de pagamento que facilite o processo de cálculo e documentação da folha de pagamento.
Isto também facilitará o processo de apresentação dos dados contábeis referente aos recursos humanos para a Receita Federal, pelo eSocial, por exemplo.
5 – Padronize os salários
Assim como a categorização dos funcionários, a padronização dos salários pode facilitar o cálculo e pagamento dos mesmos.
Realizar uma padronização de valores de acordo com a categoria ou área trabalhada também é uma excelente opção para organização e simplificação da Folha de Pagamento.
6 – Invista em auxílio profissional
Uma dica para que o empresário tenha organização e segurança no processo de cálculo e pagamento dos funcionários é investir em um profissional para isto.
Um contador é de extremo auxílio neste processo, pois ele saberá com plena certeza impostos, descontos, valores e possibilidades na folha de pagamento.
Para uma maior organização de horas de trabalho e informações referentes à benefícios, frequência e necessidades dos funcionários invista em profissionais contábeis e da área de RH.
E aí, alguma dúvida? Deixe seu comentário!!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!